Informações importantes para requerentes de asilo no Maine

Mendez Rojas: Informações para requerentes de asilo

Você entrou nos Estados Unidos em 16 de junho de 2016 ou depois? SE SIM

Uma decisão judicial nacional chamada Mendez Rojas pode te ajudar se você cumprir determinados requisitos. A decisão Mendez Rojas oferece uma chance para protocolar a sua aplicação de asilo de forma correta junto ao Tribunal de Imigração. Esta decisão pode beneficiar pessoas que:

  • Já enviaram aplicação de asilo ao Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS, United States Citizenship and Immigration Services) e receberam um recibo, OU

  • Tiveram aplicação de asilo rejeitada (enviada de volta) pelo USCIS ou Tribunal de Imigração; OU

  • Foram informadas que precisam ir ao Tribunal de Imigração e receberam documentos, mas o caso ainda não está no sistema do Tribunal, OU

  • Estão nos Estados Unidos há mais de um ano e não enviaram aplicação de asilo, OU

  • Tiveram aplicação de asilo rejeitada, ao menos em parte, devido ao fato de ter sido enviada 1 (um) ano após a entrada nos Estados Unidos.

Se você entrou nos Estados Unidos em 16 de junho de 2016 ou depois, E você responder SIM às duas perguntas seguintes, por favor, entre em contato com o ILAP para se informar se a decisão Mendez Rojas pode ajudar você no seu caso:

  1. Você teve contato com autoridades de imigração ao entrar nos Estados Unidos OU dentro do período de duas semanas após a entrada nos Estados Unidos?  Se SIM:

  2. Você informou às autoridades de imigração que você está com medo de retornar ao seu país? Se SIM:

Você pode estar elegível para receber assistência do ILAP como membro do acordo Mendez Rojas.

Você DEVE agir até o dia 22 de abril de 2022.

Passo 1: Reúna TODOS os documentos recebidos de oficiais de imigração na fronteira ou desde a chegada ao Maine. Além disso, reúna todas as cópias dos documentos enviados ao USCIS ou Tribunal de Imigração e todos os documentos recebidos desses mesmos órgãos.

Passo 2Entre em contato para realizar admissão no ILAP. Solicite uma “consulta M-R”.